Reserva Federal reduz taxas de juro em 0,25 pontos, pela segunda vez este ano
O primeiro do ano, também de 0,25 pontos, ocorreu em setembro.
A Reserva Federal (FED) dos Estados Unidos reduziu em 0,25 pontos percentuais as taxas de juro de referência, tendo em conta o aumento dos "riscos negativos para o emprego nos últimos meses".
Este segundo corte nos juros, o primeiro do ano, também de 0,25 pontos, ocorreu em setembro, colocou as taxas num intervalo entre 3,75% e 4%.
A decisão não terá sido unânime. Dois dos doze membros do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC), votaram contra a medida, mas por motivos diferentes, noticia a AFP.
Um dos membros defendia um corte maior nas taxas, de meio ponto percentual, e o outro opôs-se a qualquer redução.
A descida dos juros foi decidida no segundo e último dia da reunião do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC), formado pelos sete membros do conselho de governadores do Sistema da Reserva Federal, o presidente do Banco da Reserva Federal de Nova Iorque e quatro dos restantes 11 presidentes do Banco da Reserva, que cumprem mandatos de um ano em regime de rotatividade.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, tem defendido insistentemente taxas de juro mais baixas para reduzir os custos dos empréstimos e apoiar as suas políticas "pró-crescimento", assentes em cortes de impostos, desregulação e tarifas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
