Contas do Estado positivas mas pouco

Despesa aumentou nos primeiros 2 meses do ano com salários.

25 de março de 2016 às 11:17
Partilhar

As contas públicas continuam positivas mas no limite. O saldo orçamental de fevereiro ficou nos 15 milhões de euros, uma quebra significativa face aos 872 milhões registados apenas um mês antes. A despesa aumentou, particularmente com os salários dos funcionários públicos, mas a subida da receita permitiu equilibrar os números.

Segundo os dados divulgados esta quinta-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), a receita fiscal registou uma quebra de 1,3%. O Estado arrecadou assim menos 80 milhões de euros em impostos. Apesar de no conjunto a receita fiscal cair, houve alguns impostos onde os portugueses voltaram a sentir a mão do Estado: o IRS rendeu mais 24 milhões, numa altura em que aumentou o rendimento disponível dos portugueses, e o IRC mais 149 milhões. O imposto sobre o tabaco quase que duplicou. E a despesa com salários cresceu 6,1%.

Pub

Números das contas públicas revelados no mesmo dia em que o Instituto Nacional de Estatística aponta para um défice de 4,4% do PIB em 2015. O Banif é responsável por 1,4% do buraco com um custo total de 2463 milhões de euros. Mais 200 milhões do que estimava o Governo. O INE atrasou o envio dos dados a Bruxelas por um desentendimento com o Banco de Portugal sobre como contabilizar o Banif na dívida pública.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar