SIBS trava fraudes na conta da luz
EDP recebeu, desde o início do ano, 2500 comunicações de clientes alvo de mensagens fraudulentas.
A SIBS, que gere a rede Multibanco, passou a bloquear todas as referências bancárias fraudulentas comunicadas pela EDP, impedindo assim que mais clientes sejam afetados. As mensagens falsas para o pagamento da conta da eletricidade estavam a aumentar - chegaram a ser reportadas três mil só em outubro de 2024 - pelo que a solução foi criar este canal direto entre a SIBS e a EDP para travar as fraudes.
A elétrica recebeu, desde o início do ano, 2500 comunicações de clientes alvo de mensagens fraudulentas, um número ainda assim inferior registado o ano passado, adiantou ao CM fonte da EDP. Muitos dos clientes chegaram mesmo a efetuar os pagamentos com as referências solicitadas por e-mail ou por SMS.
O acordo com a SIBS permitiu o bloqueio de 250 referências, evitando prejuízos aos clientes da ordem dos 65 mil euros, ou seja, em todos os casos comunicados com evidências, nomeadamente imagens das mensagens, desde fevereiro.
Para travar estas fraudes, todas as suspeitas deverão ser reportadas à EDP de forma a que, através da SIBS, possam ser bloqueadas as referências que constam nas comunicações que se fazem passar por legítimas.
De resto, os próprios consumidores podem verificar se as mensagens de pagamento da conta da EDP são verdadeiras, quer cheguem por e-mail ou por SMS. A verificação pode ser feita instantaneamente numa página dedicada pela empresa, mediante a introdução da referência bancária.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt