Sumol Compal compra fábrica em Moçambique
A Sumol+Compal formalizou esta terça-feira a compra de uma unidade industrial em Moçambique por cerca de 8 milhões de euros (10,4 milhões de dólares) que assegurará a produção local de produtos da marca. <br/><br/>
A produção na nova fábrica da Sumol+Compal deverá arrancar no terceiro trimestre deste ano, avançou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
"É a primeira unidade industrial do nosso grupo empresarial fora de Portugal e representa um importante passo no nosso processo de internacionalização", destacam os responsáveis.
A operação industrial ficará integrada na subsidiária da Sumol+Compal Moçambique SA, criada para o efeito.
"A Sumol+Compal Moçambique SA terá na fase de arranque uma participação de 100 por cento da Sumol+Compal, estando prevista a venda de participações que conjuntamente representem até 25 por cento do capital daquela sociedade a sócios locais", adiantou a empresa.
O objetivo da nova empresa é garantir a produção e comercialização de produtos Sumol+Compal no mercado de Moçambique e em 12 dos restantes 13 países que também fazem parte da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC -- Southern African Development Community).
A Sumol+Compal está também presente em Marrocos, Senegal, Angola e África do Sul, entre outros países africanos.
As vendas para os mercados internacionais, entre 2009 e 2011, registaram um crescimento anual superior a 22 por cento, segundo o grupo, e no ano passado as vendas para os mercados internacionais atingiram 80 milhões de euros, mais 30 por cento do que em 2010.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt