Taxa Euribor abaixo de 2%

Referência nos empréstimos à habitação continua em queda devendo baixar prestações em junho.

30 de maio de 2025 às 01:30
Habitação Foto: Fernando Ferreira
Partilhar

A taxa Euribor a três meses desceu esta quinta-feira abaixo de 2%, pela primeira vez desde 8 de dezembro de 2022. A Euribor tem vindo a cair antecipando, muitas vezes, a descida das taxas diretoras decididas pelo Banco Central Europeu, que poderá fazer novo corte na próxima semana. 

O BCE, liderado por Christine Lagarde, volta a reunir-se em torno da política monetária na próxima quinta-feira, dia 5 de junho. Antes disso, no entanto, irá ficar-se a saber a média mensal da Euribor de maio, que terá reflexos na prestação a pagar em junho dos empréstimos à habitação. 

Pub

Em abril, estas médias caíram nos três prazos, mais intensamente do que nos meses anteriores e no prazo mais longo (12 meses). As taxas a três, seis e a 12 meses desceram para, respetivamente, para 2,249%, 2,202% e 2,143%. 

No movimento diário, a taxa a três meses fixou-se esta quinta-feira em 1,996%, enquanto as dos prazos a seis e a 12 meses se mantiveram acima de 2%, em 2,056% e 2,070%, respetivamente.                      

O peso da Euribor a seis meses atingia, segundo dados do Banco de Portugal (BdP) referentes a março, 37,65% do conjunto de empréstimos para a habitação própria permanente com taxa variável.   Os mesmos dados indicam que as Euribor a 12 e a três meses representavam 32,39% e 25,67%, respetivamente.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar