Todas as famílias podem beneficiar de apoios à troca de eletrodomésticos

Financiamento limitado a fogões, fornos e esquentadores.

18 de julho de 2025 às 01:30
Programa E_Lar apoia famílias na troca de eletrodomésticos por modelos mais eficientes Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O programa E-Lar que visa apoiar a substituição de eletrodomésticos, e que deverá ser lançado este mês, destina-se a todas as famílias, esclarece o Ministério do Ambiente. Ainda não foram divulgados todos os detalhes do programa mas já se sabe que serão financiados fogões, fornos e esquentadores. 

Este é o primeiro programa vocacionado para a substituição de eletrodomésticos por equipamentos elétricos de classe A ou superior. Limitado a fogões, fornos e esquentadores, o programa visa apoiar quem quiser apostar em eletrodomésticos mais eficientes ou trocar o gás pela eletricidade. 

Pub

O Ministério do Ambiente esclareceu entretanto que o programa E-Lar está a ser desenhado tendo em conta famílias vulneráveis com tarifa social de energia ou prestações sociais mínimas e residentes em bairros vulneráveis, históricos ou de habitação social. Mas estará igualmente acessível a quem pretenda melhorar a eficiência energética do seu lar, o que na prática significa alargar o programa a todas as famílias ainda que em moldes diferentes das vulneráveis. 

A implementação do programa "será acompanhada por mecanismos exigentes de verificação e fiscalização, com controles no local e recuperação de montantes indevidos, sempre que necessário". esclarece o Governo. 

O programa integra o pacote “E-Lar – Bairros Sustentáveis”, aprovado pela Comissão Europeia no âmbito da reprogramação do Plano de Reestruturação e Resilliência (PRR), com um investimento superior a 100 milhões de euros. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar