Tripulantes põem Ryanair na Justiça

Sindicato vai usar provas de pressões ilegais na empresa.

03 de abril de 2018 às 09:09
Ryanair, avião, pista Foto: Getty Images
Ryanair Foto: Getty Images
Ryanair Foto: Raúl Coelho
Ryanair Foto: Reuters

1/4

Partilhar

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai avançar com uma queixa-crime contra a Ryanair. Bruno Fialho, da direção do sindicato, diz ao CM que a queixa contará com provas dos vários contactos que a companhia aérea tem feito a pressionar tripulantes de outros países para substituírem os grevistas.

A empresa ‘ameaça’ com despedimentos e a não subida a chefe de cabine, caso os funcionários se recusem a substituir os colegas portugueses. "Temos os registos. Em Faro, os tripulantes de cabine foram ameaçados se não fossem voar na quarta-feira, mesmo em dia de folga", frisa.

Pub

Os cerca de 330 tripulantes da Ryanair em Portugal voltam a parar esta quarta-feira, após dois dias não consecutivos de greve, nos quais a adesão foi superior a 90%. Foram cancelados 27 voos. Poderiam ter sido, pelo menos, mais sete se a empresa não tivesse recorrido "ilegalmente" a tripulantes estrangeiros, garante o sindicalista.

O protesto ganha agora escala europeia. Amanhã, marcarão presença representantes do sindicato de tripulantes espanhol, no Porto, e sindicalistas alemães, em Lisboa.

Pub

CGTP acusa empresa de receber "milhões"

O secretário-geral da CGTP apela ao Governo para intervir neste caso. Arménio Carlos lembra que a companhia recebe "milhões" de euros em apoios públicos como contrapartida de trazer turistas para o País.

PORMENORES 

Pub

BE chama ao Parlamento

O Bloco de Esquerda quer ouvir os trabalhadores e a administração da Ryanair no Parlamento. O PCP exige ouvir o ministro Vieira da Silva sobre o dossiê.

Low cost admite trocas

Pub

A transportadora de baixo custo reconheceu ter substituído os tripulantes portugueses em greve por colegas estrangeiros, numa nota interna em que agradece a ajuda destes últimos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar