Venderam-se mais 50 carros por dia até setembro
Nos nove primeiros meses, mercado de ligeiros de passageiros cresceu 8,7% face a igual período do ano passado
As vendas de automóveis ligeiros aumentaram, até setembro, ao ritmo de 50 carros por dia face ao ano passado, de acordo com dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal. No total destas matrículas, o peso dos veículos ligeiros de passageiros novos movidos a outros tipos de energia atingiu 67,6%, entre janeiro e setembro.
A informação da associação dos fabricantes revela que, no total, foram vendidos nos primeiros nove meses do anos 171 564 veículos, o que traduz um aumento de 8,7% face a igual período de 2024. Nestas contas, confirma-se a tendência de crescimento dos automóveis que usam outros tipos de energia, com os carros a gasóleo representarem quase 6% das novas matrículas.
O peso dos elétricos fixou-se, nos nove primeiros meses do ano, em 21,4%, com a chinesa BYD a revelar um crescimento de quase 124% face a igual período do ano passado, com a venda de 4269 veículos. Já a Tesla, que marca americana que nos últimos anos tem liderado as vendas dos elétricos, mostra uma queda de matrículas novas de quase 20%.
A Peugeot liderou a tabela, com 17342 automóveis vendidos, seguida da Mercedes, com 13570, e pela Dacia com 13222. Já nas marcas de luxo, regista-se o crescimento das vendas da Bentley e da Maserati que matricularam, respetivamente, 34 (mais oito face a 2024) e 30 (mais sete) automóveis e a queda na Lamborghini, com 24 vendidos, menos dois que o ano passado.
Em termos globais, de janeiro a setembro, o mercado registou um crescimento de 6,8% face a igual período do ano anterior, com as vendas a atingirem quase 200 mil veículos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt