Vítor Gaspar: "Vamos cumprir o nosso lado do acordo"
Portugal vai cumprir as metas orçamentais acordadas com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, afirmou o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, numa entrevista publicada esta quarta-feira pelo Financial Times.
"Vamos cumprir o nosso lado do acordo", afirmou Gaspar num artigo publicado no site do diário financeiro inglês.
Gaspar reiterou a posição de que Portugal não tenciona pedir mais auxílio financeiro nem prazos alargados para o cumprimento das metas orçamentais.
Na entrevista, Vítor Gaspar frisou a importância das "transformações estruturais".
O ministro comparou ainda as atuais dificuldades económicas com a Era dos Descobrimentos: "Quando os navegadores foram para o mar no século XVI, não tinham certezas quanto às tempestades que teriam de enfrentar. Mas preparavam-se para elas, e se fossem bons marinheiros tinham êxito. Temos tradição de ser bons marinheiros."
A entrevista com Gaspar é assinada pelo editor para os assuntos europeus do Financial Times, Tony Barber.
O mesmo jornalista escreveu num editorial publicado esta quarta-feira que o regresso de Portugal aos mercados no próximo ano (conforme está previsto no acordo de assistência) é "inconcebível", e que os mercados já antecipam um incumprimento financeiro "nos próximos cinco anos".
Barber afirma ainda que "a verdade brutal é que os mercados financeiros já estão a incorporar um incumprimento português nalgum ponto nos próximos cinco anos" e lembra as taxas de juro exigidas pelos investidores, acima de 17 por cento no prazo a dez anos, recordando que os investidores tiveram o mesmo comportamento com a Grécia há um ano.
Vítor Gaspar está hoje em Londres, onde irá dar uma palestra na London School of Economics, no âmbito de uma série de conferências sobre temas europeus.
O título da palestra é ‘Economia Portuguesa: Restaurar a Credibilidade e Confiança’, tema sobre o qual também falou no instituto de estudos Chatham House, na sua visita anterior à capital britânica, em Dezembro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt