Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

António Horta Osório presidente do Lloyds Bank de Inglaterra

O Lloyds Banking confirmou esta quarta-feira a nomeação do gestor português António Horta Osório como novo presidente executivo do grupo.



3 de Novembro de 2010 às 10:39
Horta Osório, 46 anos, entrará para o Lloyds Banking no início do próximo ano
Horta Osório, 46 anos, entrará para o Lloyds Banking no início do próximo ano FOTO: d.r.

Horta Osório, 46 anos, entrará para o Lloyds Banking no início de 2011  e assumirá o novo lugar a 1 de Março, sucedendo a Eric Daniels,  lê-se num comunicado publicado no "site" do grupo.  

O Lloyds salienta que o gestor português presidia ao Santander no Reino  Unido desde 2006, tendo "liderado com sucesso" a expansão deste banco naquele  país.  

Desde 2008, o Santander no Reino Unido adquiriu bancos britânicos atingidos  pela crise financeira, incluindo o Alliance & Leicester, bem como partes  do Bradford & Bingley e do Royal Bank of Scotland.  

O Lloyds Bank de Inglaterra, com sede em Londres e 130 mil empregados, é um colosso financeiro mas atravessou nos últimos anos sérios problemas, que obrigaram a uma intervenção directa do Tesouro britânico, que em 2008, durante a crise do subprime adquiriu 40 por cento do capital do banco, tornando-se o seu maior accionista.

Horta Osório trabalhou durante os últimos 18 anos no Banco Santander no Brasil e em Portugal, mas destacou-se, sobretudo, em Inglaterra.

Desde 2006 que António Horta Osório lidera as operações do Banco Santander no mercado britânico, tendo comprado outros bancos como o Abbey National, o Alliance & Leicester, o Bradford & Bingle e parte das sucursais do Royal Bank of Scotland, e aumentando de forma relevante os resultados do grupo espanhol.

O convite a Horta Osório foi feito directamente pelo ministro das Finanças inglês.

 

 

Horta OsórioLloydsBanco IngêsSantander
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)