Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

100 comboios regionais foram suprimidos

Nenhum comboio urbano dos serviços de Lisboa e do Porto da CP circulou até às 09h00, devido à greve dos maquinistas,uma forma de protesto que provocou a supressão de 100 comboios regionais.
3 de Junho de 2011 às 12:26
Devido à greve dos maquinistas da CP, foram suprimidos cem comboios regionais
Devido à greve dos maquinistas da CP, foram suprimidos cem comboios regionais FOTO: Diogo Pinto

A greve de hoje dos maquinistas, convocada pelo sindicato dos maquinistas, abrange dois períodos: o primeiro teve lugar entre as 5h00 e as 9h00 nos comboios urbanos de Lisboa e do Porto; o segundo período de protesto ocorrerá entre as 17h00 e as 20h30 nos serviços de longo, curso, regionais e inter-regionais.

A paralisação levou já à supressão de 100 comboios regionais, de sete dos doze comboios Intercidades previstos e de sete dos nove Alfa Pendular agendados.

Ana Portela, porta-voz da CP, reitera que a paralisação é "desproporcionada", afirmando que "não é por causa da greve que a Inspecção-Geral das Finanças (IGF) vai dizer que sim ou que não ao estudo" que a empresa apresentou para aferir se é mais vantajoso aplicar as regras do Acordo de Empresa em vez das normas da Função Pública.

Por sua vez, os sindicatos que representam os trabalhadores da CP reclamam a aplicação das regras do Acordo de Empresa ao trabalho extraordinário e em dias de feriado e de descanso semanal, em detrimento das regras da Função Pública.

A IGF inicia na segunda-feira a avaliação do estudo da CP e da CP Carga para comprovar que a aplicação dos Acordos de Empresa é mais favorável.

"Se os resultados desta análise permitirem certificar a validade dos estudos das empresas, o regime passará a ser aplicado, dando resposta às reivindicações das organizações sindicais", afirmou a CP, na quinta-feira, em comunicado.

greve dos maquinistas da CP CP comboios suprimidos Inspecção-Geral das Finanças IGF
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)