Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

103 milhões de euros do PRODER são 'insuficientes'

A Federação de Associações de Desenvolvimento Local 'Minha Terra' considera que os 103 milhões de euros destinados ao quadro de apoio ao desenvolvimento rural PRODER são "insuficientes" para executar o programa deste ano.
6 de Julho de 2011 às 11:00
A Federação de Associações de Desenvolvimento  Local 'Minha Terra' considera que os 103  milhões de euros destinados ao quadro de apoio ao desenvolvimento rural PRODER são "insuficientes"
A Federação de Associações de Desenvolvimento Local 'Minha Terra' considera que os 103 milhões de euros destinados ao quadro de apoio ao desenvolvimento rural PRODER são 'insuficientes' FOTO: Lusa

A dotação de 2011 do PRODER sofreu um decréscimo de 37 milhões de euros relativamente ao ano de 2010, facto que, na opinião de Regina Lopes, presidente da Federação 'Minha Terra', poderá pôr em causa "alguns projectos".

"Há uma consciência na gestão do PRODER de que a verba é insuficiente para executar o programa deste ano. Temos agora de sensibilizar o novo elenco governativo", afirmou Regina Lopes.

A responsável sublinhou ainda que "os 103 milhões que estão este ano inscritos, e que este Governo manteve no PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central) sem os colocar em perigo, seriam recuperados na receita fiscal" que o programa gera.

Regina Lopes defende que "não há razão para que não se aposte seriamente nas linhas de trabalho que estão consignadas no PRODER", que se estende até 2013.

A presidente da Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local - Minha Terra - considerou ainda que "o programa de governo peca por pouca observação e referência ao desenvolvimento rural, não olhando para os territórios de uma forma integrada".

Como tal, a preocupação da Federação "é ir muito além da simples injecção de fundos nos territórios", pois, "não basta financiar uma empresa ou um agricultor, há muito trabalho a montante e a jusante que tem de ser feito".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)