Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

22 mil conseguem emprego

Vinte e duas mil pessoas encontraram emprego desde Junho de 2006 através do Netemprego, a bolsa de emprego na Internet. Os dados foram revelados pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social no dia em que Vieira da Silva apresentou, no Seixal, os novos quiosques electrónicos.
30 de Março de 2007 às 00:00
Desempregados podem aceder ao Netemprego nos quiosques electrónicos
Desempregados podem aceder ao Netemprego nos quiosques electrónicos FOTO: Silvia Santos / Lusa
O balanço anterior, com data de Janeiro, dava conta de que 15 mil pessoas tinham encontrado emprego através do Netemprego, lançado pelo Governo no âmbito do Plano Tecnológico com o objectivo de modernizar o serviço de emprego público.
Além das 22 mil pessoas que encontraram emprego até ao passado dia 22, a bolsa de emprego registou 363 mil candidaturas a ofertas de postos de trabalho. Mais de 65 700 currículos foram registados directamente no site, totalizando cerca de 253 mil currículos para consulta. O Netemprego conta ainda com 2163 entidades empregadoras registadas como utilizadoras.
Vieira da Silva considerou ontem que uma das grandes vantagens dos quiosques electrónicos para a procura de emprego será a libertação de recursos humanos dos centros de emprego, que estarão assim mais disponíveis para ajudar os utentes.
O ministro salientou que com este novo equipamento, os utentes dos centros de empregos podem aceder directamente à informação disponível via internet e candidatar-se de imediato a um emprego, sem a ajuda de funcionários, que terão maior disponibilidade para ajudar os desempregados que precisarem de apoio para a procura activa de emprego. Com a nova legislação, os desempregados que recebem subsídio de desemprego têm de provar que estão à procura de emprego de forma activa.
APONTAMENTOS
ONDE ENCONTRAR
O Netemprego, disponível em www.netemprego.gov.pt, pode ser usado por todos aqueles que têm acesso à internet. Através do site, quem procura emprego pode pesquisar e entregar candidaturas a todas as ofertas da rede do IEFP.
QUIOSQUES
Os quiosques são postos de informação gratuitos nos centros de emprego e, em breve, também nas lojas do cidadão, onde os interessados poderão aceder ao Netemprego.
Ver comentários