Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

36 comboios suprimidos em Lisboa e 11 no Porto

A greve dos maquinistas da CP levou à supressão de 36 comboios urbanos em Lisboa e 11 na cidade do Porto entre as 00h00 e as 06h00 de hoje.
3 de Junho de 2011 às 08:12
Os comboios não estão a circular devido à greve dos maquinistas da CP
Os comboios não estão a circular devido à greve dos maquinistas da CP FOTO: Diogo Pinto

"Entre as 00h00 e as 06h00 de hoje não circulou qualquer comboio. Estamos a falar de 36 comboios urbanos em Lisboa e 11 no Porto. Contudo, os efeitos da greve fazem-se sentir desde as 20h00 de quinta-feira", afirmou Ana Portela, porta-voz da transportadora ferroviária.

Na noite de quinta-feira,  entre as 20h00 e as 00h00, foram suprimidos 22 comboios. 

"Foram suprimidos 20 comboios urbanos em Lisboa em 102 previstos e no Porto dois em 29", disse. 

Ana Portela adiantou, ainda, que a CP não está a cumprir serviços mínimos porque o Tribunal Arbitral assim o entendeu.  "A CP não pode cumprir serviços mínimos. O Tribunal Arbitral entendeu não decretar serviços mínimos para as greves em todo o mês de Junho mas, a CP solicitou-os".

Por sua vez, o presidente do SMAQ garante que a adesão à greve é total.  "A adesão é total nos comboios suburbanos em Lisboa e no Porto bem como nos comboios de mercadorias. Não há comboios a circular", adiantou António Medeiros.

O SMAQ e o Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial e Itinerante reclamam a aplicação das regras do Acordo de Empresa ao trabalho extraordinário e em dias de feriado e de descanso semanal, em detrimento das regras da Função Pública.

Prevê-se que a circulação seja totalmente restabelecida a partir das 15h00.

Já nos serviços de longo curso, regionais e inter-regionais, não circularão comboios entre as 17h30 e as 20h30 e "durante todo o dia poderão ocorrer supressões", nomeadamente à tarde.

Os comboios internacionais - Lusitânia e Sud Expresso - também não circularão.

greve maquinistas CP comboios SMAQ Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial e Itinerante
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)