Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

360 milhões de lucro

As instituições financeiras Santander Totta e BPI anunciaram ontem as contas do primeiro semestre de 2006, no qual conseguiram um total de ganhos perto dos 360 milhões de euros. Somando este valor aos lucros do BCP e do BES, anunciados no início da semana, verifica-se que os quatro maiores bancos privados portugueses lucraram 956 milhões de euros, só nos primeiros seis meses do ano.
28 de Julho de 2006 às 00:00
O Santander Totta teve no primeiro semestre um resultado líquido de 211,5 milhões de euros, mais 25,4 por cento que nos primeiros seis meses do ano passado. Em volume de negócios, o Banco presidido por António Horta Osório totalizou 56,815 mil milhões de euros, com uma progressão de 10,7 por cento.
O BPI, grupo bancário de que é presidente Fernando Ulrich lucrou 148,6 milhões de euros, um aumento de 39 por cento relativamente ao primeiro semestre de 2005.
De Janeiro a Junho deste ano, conforme noticiámos anteontem, o BCP lucrou 396 milhões de euros; o BES, 200,7 milhões de euros.
Ao apresentar os resultados, Fernando Ulrich lembrou que a rendibilidade dos capitais próprios do BPI foi de 24 por cento. Esta percentagem de ganho dos capitais próprios, de acordo com Ulrich, faz do BPI “o maior dos bancos em Portugal e o segundo maior a nível ibérico, só ultrapassado pelo BBVA”.
A propósito da OPA lançada pelo BCP sobre o BPI, Fernando Ulrich disse que tivera acesso ao relatório da primeira fase de investigação sobre a matéria, cujo conteúdo chama a atenção para problemas concorrenciais muito maiores que os divulgados pela Comunicação Social. Note-se que tal divulgação tem por base os pareceres de diversas personalidades, porque esse relatório é vedado aos jornalistas.
O presidente do BPI aconselhou mesmo os profissionais da Comunicação Social a consultarem o processo de intenção de compra do Abbey National pelo Lloyds Bank. Operação que foi chumbada.
LUCROS DA BANCA
MILLENIUM BCP - 396 milhões de euros ( 31%)
Santander Totta - 211,5 milhões de euros ( 25,4%)
BES - 200,7 milhões de euros ( 34,7%)
BPI - 148,6 milhões de euros ( 39%)
Ver comentários