Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

9,7 mil milhões ‘voaram’ do BCP

Em cinco anos, o BCP perdeu cerca de 9,7 mil milhões de euros em valor bolsista. Ao atingir ontem um novo mínimo histórico, com as acções a tocarem nos 0,073 euros (fechando a 0,082 euros), o maior banco privado chegou a valer 526 milhões de euros. No ano de 2007, a instituição estava avaliada em 10,2 mil milhões de euros.
7 de Junho de 2012 às 01:00
Nuno Amado trocou a liderança do Santander Totta pelo BCP em Fevereiro deste ano
Nuno Amado trocou a liderança do Santander Totta pelo BCP em Fevereiro deste ano FOTO: João Relvas/Lusa

O BCP perdeu 97% do seu valor nos últimos cinco anos, um período turbulento com várias guerras pelo poder. Desde o início do ano, o banco tem perdido valor a um ritmo de 2,1 milhões de euros por dia e em valor de mercado valia ontem quase quatro vezes menos do que o BES.

As acções do banco chegaram a afundar 17,98% para pouco mais de sete cêntimos por título e desde o final da semana passada a perda de capitalização bolsista ascendeu a 194 milhões de euros. Resultado do anúncio de que a instituição agora liderada por Nuno Amado vai recorrer à ajuda do Estado em 3,5 mil milhões de euros. Os investidores duvidam que consiga pagar este empréstimo no prazo previsto de cinco anos, o que tem penalizado os títulos.

GUERRAS DE PODER DIVIDEM DESDE 2007

O maior banco privado português tem uma história recente marcada por guerras pelo poder que se têm reflectido no valor das acções. Longe dos dias em que os títulos chegaram a ultrapassar os 3,5 euros, a assembleia geral de 28 de Março de 2007 marca o início da contestação ao fundador do banco, Jardim Gonçalves. Paulo Teixeira Pinto, CEO do BCP, vence o primeiro embate contra Jardim Gonçalves numa luta em que nenhum sairá vencedor. Meses depois, Jardim Gonçalves consegue impor a vontade e Filipe Pinhal assume o poder. Em 2008 vieram Carlos Santos Ferreira e Armando Vara, conotados com o PS. Entre processos em tribunal e disputas, Nuno Amado lidera agora o BCP.

BCP MILHÕES MERCADOS BANCO NUNO AMADO BOLSA ACÇÕES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)