Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

A lavoura está “em luta”

Os agricultores estão em luta e "nunca se resignam", afirmou ontem João Machado, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), na inauguração da Feira Nacional da Agricultura de Santarém. Reagindo às declarações do ministro Jaime Silva, que acusou a CAP de andar em campanha pelo PSD, disse que "o Governo tem medo do voto dos agricultores, porque sabe o que fez contra eles estes quatro anos".
7 de Junho de 2009 às 00:30
A feira foi inaugurada por Moita Flores e João Machado
A feira foi inaugurada por Moita Flores e João Machado FOTO: João Nuno Pepino

João Machado adiantou ter ficado "incrédulo" com a declaração do ministro. "A CAP nunca apontou nenhum sentido de voto, apenas dizemos aos associados para votarem em consciência, sabendo quem foram os que nos prejudicaram e os que nos ajudaram."

Sem membros do Governo presentes – José Sócrates e Jaime Silva nem sequer foram convidados –, coube a Francisco Moita Flores, presidente da Câmara de Santarém, inaugurar o certame. "Esta é uma poderosa manifestação da agricultura portuguesa, que tem sido muito maltratada", disse o autarca, acrescentando que a actividade "precisa de um novo olhar, que não a afaste dos fundos comunitários e a aproxime do que a torna competitiva".

À espera de 120 mil visitantes até 14 de Junho, a maior feira nacional dedicada ao sector agrícola conta este ano com 500 expositores, espalhados numa área de 70 mil m2.

PORMENORES

FÓRUM DA ÁGUA

Por a água ser o tema central da feira, serão ali apresentadas, no dia 9, as conclusões do Fórum da Água, na Turquia.

ORÇAMENTO

Esta 56.ª Feira Nacional tem um orçamento de 800 mil euros, menos 20% que a do ano passado.

CAVACO VISITA 

Cavaco Silva visita o certame no dia 9, na véspera de presidir às comemorações do 10 Junho.

PAULO PORTAS

Paulo Portas visitou ontem a feira, mas escusou-se a prestar declarações. Disse apenas que todos os anos vai a Santarém.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)