Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Abre segunda linha do Metro Sul do Tejo

A segunda etapa do Metro Sul do Tejo é inaugurada hoje pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
15 de Dezembro de 2007 às 00:00
Trata-se da ligação da Cova da Piedade ao pólo da Universidade Nova, no Monte da Caparica. As novas estações deste troço são as seguintes: Ramalha; Pragal; Boa Esperança; Fomega; Monte da Caparica; Universidade.
A primeira etapa da primeira fase das obras do Metro Sul do Tejo, inaugurada a 30 de Abril deste ano, compreende as seguintes estações: Cova da Piedade; Parque da Paz; António Gedeão; Laranjeiro; Santo Amaro; Casa do Povo; Corroios.
A terceira etapa, com seis estações que ligarão a Cova da Piedade a Corroios estará concluída em Dezembro do próximo ano. A data foi reafirmada ontem ao Correio da Manhã pela secretária de Estado dos Transportes. Ana Paula Vitorino disse que os preços dos bilhetes e passes são iguais aos praticados desde a inauguração da primeira etapa do Metro Sul do Tejo. Isto é: bilhete simples, 85 cêntimos; bilhete pré-comprado, 75 cêntimos; passe, 16,75 euros. Deste valor do passe, no âmbito de um tarifário social, existem descontos superiores a 50 por cento para idosos e crianças.
Tanto a primeira como a segunda etapas da primeira fase das obras do Metro Sul do Tejo foram concluídas com atrasos. A governante justificou o incumprimento dos prazos previstos com a “necessidade de aprofundamento do estudo de impacte ambiental” e com o “desentendimento entre as Câmaras de Almada e do Seixal, a empresa concessionária e o Governo.” Acrescentou que as três etapas da primeira fase estão avaliadas em 268,7 milhões de euros, mais 70 milhões de euros do que o previsto, devido à paragem do processo desde Julho de 2002 até Março de 2005.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)