Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Acções de bancos sobem após anúncio de ajuda do Estado

As acções do BPI estão a subir 4,99 por cento para os 40 cêntimos, enquanto que os títulos do BCP se mantêm estáveis nos 10 cêntimos após os dois bancos terem anunciado o seu plano de recapitalização através do Estado. O Banco BPI anunciou esta segunda-feira que vai pedir emprestado ao Estado 1.500 milhões de euros, dos quais 200 milhões serão realizados através de aumento de capital dos atuais accionistas que têm direito de preferência.
4 de Junho de 2012 às 12:49
O banco liderado por Fernando Ulrich vê as suas acções valorizarem
O banco liderado por Fernando Ulrich vê as suas acções valorizarem FOTO: Paulo Duarte / Jornal de Negócios

O BCP anunciou um plano de recapitalização no valor de 3.500 milhões de euros, dos quais 500 milhões serão feitos através de um aumento de capital reservado aos atuais accionistas, que têm também direito de preferência.

Uma das estrelas da sessão é o Banco Espírito Santo (BES), que está a subir 2,49 por cento para os 0,453 euros. Recorde-se que o BES não vai necessitar de ajuda estatal por ter realizado recentemente um aumento de capital superior a mil milhões de euros para evitar a intervenção pública na instituição.

Os empréstimos hoje comunicados ao mercado irão permitir a estas instituições financeiras cumprir os rácios de solvabilidade 'core tier 1' de 9 por cento até final do mês, uma exigência da Autoridade Bancária Europeia (EBA em inglês) e do Banco de Portugal.

Falta ainda o Banif concretizar o recurso ao plano de recapitalização que, recorde-se, tem 12.000 milhões de euros disponíveis no âmbito do acordo de ajuda externa que Portugal assinou com a 'troika' constituída pelo Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia.

A 30 de Maio, o presidente da comissão executiva do banco, Jorge Tomé, disse que o programa de recapitalização do Banco Internacional do Funchal - Banif - será no mínimo de 500 milhões de euros e deverá estar concluído em Julho.

"A operação de capitalização que estamos a montar vai ser da ordem dos 500 milhões de euros, temos que prever que 2012 vai continuar a ser um ano ainda muito afetado pela crise", disse Jorge Tomé, no final da assembleia-geral anual da Banif SGPS que aprovou as contas relativas a 2011.

BPI BCP BES
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)