Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

ACORDO NA AGRICULTURA

Os 147 membros da Organização Mundial de Comércio (OMC) deverão dentro de poucas horas acordar a componente agrícola de um eventual texto alargado que sirva para reatar o processo de negociação do comércio mundial, confirmou um porta-voz da organização.
1 de Agosto de 2004 às 00:00
A OMC está à beira de um acordo sobre a Agricultura
A OMC está à beira de um acordo sobre a Agricultura FOTO: Fabrice Coffrini/EPA
Em declarações aos jornalistas, Keith Rockwell explicou que o consenso na componente agrícola do texto, um dos aspectos que mais dividiu os delegados, está “bastante próximo”, frisando que actualmente apenas há a corrigir “pequenos temas”.
“Há ainda alguns aspectos que têm que ser melhorados, mas nenhum deles é especialmente complexo. Não há, actualmente, grandes diferenças”, disse.
Os comentários de Rockwell surgem apesar de, até ao momento, não ter havido qualquer comentário público de responsáveis da delegação dos Estados Unidos, especialmente afectados por alterações ao regime de apoio aos agricultores.
Um negociador do G-20, o grupo de países em desenvolvimento que inclui o Brasil e a Índia, confirmou à Lusa que, no que toca à agricultura, os principais responsáveis dos 147 tinham já deixado para técnicos e especialistas a correcção da terminologia a aplicar no documento final.
“Estamos agora virados para o NAMA”, disse, utilizando a sigla inglesa para a questão do acesso aos mercados para produtos não-agrícolas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)