Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Administradores portugueses ganham mais

A crise económica parece não ter batido à porta dos administradores portugueses. A prova disso é o aumento de 9 por cento, em 2005, dos salários dos membros dos conselhos de administração das grandes empresas nacionais.
25 de Abril de 2006 às 00:00
Segundo um estudo, revelado ontem pelo ‘Jornal de Negócios’, os lucros de 33 empresas (cotadas na bolsa portuguesa e que já apresentaram os seus relatórios de contas de 2005) subiram 85 por cento. No total, os rendimentos em 2005 ultrapassaram os 127 milhões de euros, um valor acima dos 116,8 milhões de euros registados em 2004. A média salarial de cada administrador está na ordem dos 416 mil euros por ano, valor quatro vezes superior à inflação registada no mesmo período.
Realidade bem diferente é a verificada na vizinha Espanha. Embora as empresas registem lucros superiores e com um valor de mercado nove vezes maior, os administradores das empresas da IBEX-35 receberam, em média, menos 16 mil euros do que em Portugal.
Mesmo com um aumento salarial na ordem dos 6,3 por cento, os administradores das empresas espanholas ganharam, em média, 400 milhões de euros anuais, sendo a Santander, seguida da BBVA, as empresas que mais pagaram.
No panorama nacional, é o Banco Comercial Português (BCP) quem mais dispende com salários, com um total de 31 milhões de euros por ano. Este valor não é muito diferente do pago em 2004, embora os lucros tenham aumentado 24 por cento.
No lado oposto, a Reditus está entre as empresas do estudo que paga menos. Com cinco administradores, a Reditus paga a cada um cerca de 79.856 euros anuais.
OS SETE MAIS
BCP: 3,5 milhões de euros*
SEMAPA: 2 milhões de euros*
SONAE SGPS: 538 milhões de euros*
PT TELECOM: 2 milhões de euros*
MEDIA CAPITAL: 3,5 milhões de euros*
BANIF: 3,5 milhões de euros*
IMPRESA: 3,5 milhões de euros*
*Remuneração média anual de cada administrador
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)