Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Alemanha: Donos dos supermercados Aldi e Lidl são os mais ricos do país

Os membros da família fundadora dos supermercados Aldi, seguidos do dono da concorrente Lidl, continuam a liderar a lista dos 500 alemães mais ricos, divulga esta segunda-feira a revista Manager Magazin.
10 de Outubro de 2011 às 19:09
As duas cadeias de supermercados operam em Portugal
As duas cadeias de supermercados operam em Portugal FOTO: Reuters

Estas duas cadeias de supermercados operam em Portugal.

A informação, divulgada pela agência noticiosa EFE, adianta que Karl Albrecht, de 91 anos, ocupa o primeiro lugar dos alemães mais ricos este ano, com um patrimómio estimado em 17.200 milhões de euros.

Em segundo lugar, e a pouca distância do primeiro lugar, estão os herdeiros do seu irmão Theo Albrecht (falecido em Julho do ano passado): Berthold (57 anos) e Theo (61), com uma fortuna conjunta de 16.000 milhões de euros.

O proprietário da cadeira de supermercados Lidl, Dieter Schwarz, de 72 anos, conta com uma fortuna de cerca de 11.500 milhões de euros, cerca de mais mil milhões de euros do que há um ano, o que o coloca na terceira posição.

Apesar da crise do euro ter tido repercussões na situação patrimonial dos alemães mais ricos, refere a revista, o número de pessoas ou famílias na Alemanha com fortunas de cerca de mil milhões de euros aumentou para 108 (em 2010 eram 91).

A herdeira da do fabricante automóvel BMW, Susanne Klatten, foi a que registou o maior aumento patrimonial, ganhando mais de 1.050 milhões de euros.

A empresária, de 49 anos, galgou várias posições até ao quinto lugar, com uma fortuna de 8.900 milhões de euros, ficando atrás da família Otto, cujo negócio é vendas por catálogo.

Entre os 15 alemães mais ricos estão os outros herdeiros da família Quandt (BMW) Johanna Quandt, a mãe de Klatten, com uma fortuna estimada em 5.200 milhões de euros, e Stefan Quandt, seu irmão, com cerca de 4.900 milhões de euros.

alemanha lidl aldi supermercados donos
Ver comentários