Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Alemanha regista maior crescimento dos últimos 20 anos

O Produto Interno Bruto alemão cresceu 2,2 por cento no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses do ano, o valor mais forte desde a reunificação, indicam dados oficiais publicados esta sexta-feira.
13 de Agosto de 2010 às 08:44
Alemanha regista maior crescimento dos últimos 20 anos
Alemanha regista maior crescimento dos últimos 20 anos FOTO: Reuters

O gabinete de estatísticas da Alemanha, a maior economia europeia, também reviu em alta os números do primeiro trimestre, afirmando agora que o PIB nesse período cresceu 0,5 por cento, contra os 0,2 por cento anunciado anteriormente.

"Nunca houve um crescimento como este na Alemanha reunificada", comentou o Gabinete Federal de Estatística, que publicas estes dados.

A máquina económica alemã ficou fortemente afectada no ano passado com a crise económica, mas recomeçou agora a carburar em toda a força, ajudada sobretudo pelas exportações.

No entanto, explicou o Gabinete, por uma vez "mesmo o consumo, privado e público, contribuiu para o crescimento do PIB".

"O Super-Homem está a usar este ano um fato preto, vermelho e amarelo [as cores nacionais da Alemanha]", declarou ao Finantial Times Carsten Brzeski, do ING, deixando contudo um aviso: "Em algum momento vai voltar a ser o Clark Kent. A economia não consegue continuar a crescer a este ritmo".

Ver comentários