Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Alemanha vai rever em baixa previsão de crescimento para 2012

O governo da Alemanha vai rever em baixa as suas previsões para o crescimento do próximo ano como consequência da crise persistente na Zona Euro, escreve esta segunda-feira o semanário alemão 'Focus'.
26 de Dezembro de 2011 às 12:24
Equipa de Angela Merkel vai divulgar novas previsões da evolução do PIB para 2012 em Janeiro
Equipa de Angela Merkel vai divulgar novas previsões da evolução do PIB para 2012 em Janeiro FOTO: Koen Van Weel/EPA

A coligação de centro-direita liderada pela Chanceler Angela Merkel manteve, até agora, em 1 por cento a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012, apesar de os principais institutos económicos o terem revisto em baixa, avança o semanário.

Nas últimas semanas, os principais institutos económicos do país corrigiram em baixa as anteriores previsões do PIB alemão para 2012, variando entre 0,5 por cento e 0,8 por cento.

A equipa económica de Angela Merkel vai divulgar as novas previsões da evolução do PIB para 2012 em Janeiro, mas o semanário na sua edição de hoje não quantifica o seu valor.

No final de 2011, prevê-se que o PIB cresça 3 por cento, mas calcula-se que no próximo ano "cairá abruptamente", influenciado pela conjuntura internacional e os seus efeitos sobre as exportações alemãs, tradicionalmente o motor da maior economia da Europa.

ALEMANHA ECONOMIA angela merkel crescimento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)