Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Altice cria conselho consultivo para conseguir "paz social"

Empresa apela ao diálogo para apaziguar protestos dos trabalhadores.
Lusa 19 de Janeiro de 2018 às 18:51
Altice
Portugal Telecom
Portugal Telecom
Altice
Portugal Telecom
Portugal Telecom
Altice
Portugal Telecom
Portugal Telecom
A Altice/PT vai criar um conselho consultivo para as relações laborais e sindicais, órgão que vai servir de ponte entre os trabalhadores e a empresa, numa tentativa de conseguir "paz social" e de gerar "consensos", foi anunciado esta sexta-feira.

"Com a criação do novo órgão, [...] a Altice Portugal pretende aumentar a eficiência nas relações entre os trabalhadores e a empresa, promovendo uma maior capacidade de alcançar paz social, o estabelecimento de pontes e geração de consensos", informa a empresa, em comunicado.

A Altice acrescenta que "este conselho consultivo atuará no âmbito das funções que lhe foram destinadas num regime de independência e imparcialidade".

O anúncio foi feito numa reunião que ocorreu esta tarde entre estruturas representativas dos trabalhadores e o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, contando ainda com o membro do comité executivo e diretor do departamento institucional, João Zúquete da Silva.

"No desenrolar da ordem de trabalhos, foi pedida a necessária flexibilidade e esforço no entendimento sobre as diferentes matérias numa conjuntura económico-social que exige lealdade e responsabilidade", refere a empresa na nota de imprensa.

Citado no comunicado, Alexandre Fonseca diz esperar que, "em estreito entendimento com os representantes sindicais", seja possível "acrescentar, construir e aproximar ainda mais as perspetivas e decisões da empresa dos colaboradores e das suas ambições".

A reunião, a terceira desde que Alexandre Fonseca tomou posse, foi solicitada pelas estruturas representativas dos trabalhadores para discutir o regime de dispensa de assiduidade respeitante aos colaboradores em mobilidade.

Sobre esta questão, a Altice garante "total normalidade e licitude da renovação da dispensa de assiduidade devidamente enquadrada na lei laboral".

Alexandre Fonseca assumiu em 21 de novembro passado as funções de presidente executivo da Portugal Telecom (PT), substituindo Cláudia Goya, que passou a presidente não executiva ('chairwoman') da empresa de telecomunicações da Altice em Portugal.

Nos últimos meses, a empresa tem sido alvo de protestos por motivos laborais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)