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Correio da Manhã

Economia
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Amorim alarga negócio ao mundo da Moda

O homem que começou a sua fortuna no negócio da cortiça decidiu agora investir no mundo da moda. Américo Amorim comprou 25 por cento da Tom Ford, a marca de roupa de luxo para homem nos EUA.

17 de Agosto de 2008 às 00:30
Tom Ford entrou no mundo da moda através da Gucci em 1990
Tom Ford entrou no mundo da moda através da Gucci em 1990 FOTO: Pierre Verdy/AFP

A entrada do capital do empresário português tem como objectivo, segundo o site espanhol Cotizalia, um plano de expansão da marca que conta actualmente com três lojas: em Nova Iorque, Zurique e Milão. O plano a sete anos de Américo Amorim, Tom Ford, estilista americano que dá o nome à marca, e Domenico de Sole, ex-presidente executivo da Gucci, é abrir lojas em regime de franchise e uma centena de lojas próprias na Europa, Estados Unidos e Ásia. Moscovo, Dubai e Pequim são as primeiras da lista.

Aliás, o crescimento económico no continente asiático tem fomentado uma procura por produtos de luxo, o que poderá explicar o interesse de Amorim neste segmento.

Os negócios do empresário já eram diversificados, com investimentos na área da energia, imobiliária, turismo e financeira, sem esquecer a participação de 7,82 no Banco Popular.

A loja Tom Ford em Milão, no distrito de compras da cidade, conta com cinco pisos e é tida como a loja-mãe do grupo. À venda está toda a linha que inclui, para além da roupa, óculos, perfumes, sapatos e acessórios de luxo.

O negócio selado prevê a possibilidade de uma IPO (Oferta Pública Inicial) da marca num prazo de cinco a sete anos.

PERFIL

Américo Amorim nascido em Mozelos, em 1934, é líder mundial na cortiça. Este ano tirou a Belmiro de Azevedo o título de homem mais rico de Portugal, com uma fortuna de 3106 milhões de euros.

PORMENORES

TOM FORD

O antigo director criativo da casa Gucci, natural do Texas, arrisca agora no mundo da moda com a sua própria marca.

A MARCA DE LUXO

A linha Tom Ford atingiu o sucesso com os óculos-de-sol. A partir daí, os produtos de beleza para homem e mulher conquistaram o mercado.

O NEGÓCIO DA MODA

A indústria da alta costura e acessórios é um dos maiores negócios a nível mundial, movimentando anualmente cerca de 300 mil milhões de dólares.

 

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