Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Amorim multiplica fortuna

Os investidores da Galp Energia, sobretudo os que compraram acções na OPV de Outubro do ano passado, tinham ontem razão para sorrir. As acções atingiram os 15,43 euros. Os pequenos subscritores que ficaram com o máximo de acções na OPV já duplicaram o investimento e estão com um ganho potencial que ultrapassa os 9 mil euros.
10 de Novembro de 2007 às 00:00
Com a subida da Galp, Amorim já deve ser o homem mais rico do País
Com a subida da Galp, Amorim já deve ser o homem mais rico do País FOTO: Miguel Baltazar, Jornal Negocios
Mas entre todos os portugueses o mais beneficiado com o recorde da Galp é Américo Amorim, que até como os italianos da Eni, detém 33 por cento da petrolífera.
Desde o dia 7 de Novembro, data em que começou a escalada das cotações, até ao recorde atingido na sessão de ontem, o empresário que é conhecido como ‘Rei da Cortiça’ viu as suas participações valorizarem em cerca de 1,2 mil milhões de euros.
Com esta valorização, o empresário do concelho de Santa Maria da Feira já deve ser o homem mais rico de Portugal.
Os 33% das acções que a Amorim Energia tem na petrolífera valem mais de 4,2 mil milhões de euros.
O recorde da petrolífera resulta da conclusão da análise dos testes na exploração do poço petrolífero de Tupi Sul, Brasil.
A Petrobras, operador do consórcio que explora o bloco, e no qual a Galp tem uma participação de 10 por cento, estima que o volume recuperável de petróleo oscile entre os 5 e os 8 mil milhões de barris de petróleo e gás natural.
O anúncio vale a revisão em alta da avaliação das acções por parte da UBS, Morgan Stanley, Merrill Lynch.
A Morgan Stanley subiu o preço-alvo da Galp Energia em 38 por cento para 17,10 euros a acção e reiterou a sua recomendação “over-weight” (acima da média do sector).
A UBS subiu também o preço-alvo em 37 por cento, para 12,7 euros, e subiu a recomendação de “vender” para “neutral”.
A Merril Lynch subiu o preço-alvo em 30 por cento para 16 euros a acção, mesmo tendo em consideração o nível mais baixo do intervalo das reservas estimadas, entre 5 e os 8 mil milhões de barris de petróleo e gás natural, e a 60 dólares o preço por barril.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)