Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Angola continua a liderar compra de vinhos portugueses

Cerca de 41% do negócio da Lusovini é assegurado pelas compras do Brasil, Moçambique e Angola.
17 de Novembro de 2015 às 12:20
O presidente da Lusovini Casimiro Gomes
O presidente da Lusovini Casimiro Gomes FOTO: Nuno André Ferreira/Lusa

A distribuidora de vinhos portugueses Lusovini prevê faturar este ano mais de cinco milhões de euros, com praticamente metade do negócio em exportação para o Brasil, Moçambique e Angola, este último país ainda na liderança, apesar das dificuldades financeiras.

Em declarações à agência Lusa, em Luanda, o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes, explicou que o negócio da empresa envolve mais de um milhão de garrafas e um crescimento estimado em 20%, para todos os 27 destinos do negócio, envolvendo vinhos de todo o país, inclusive de produção própria.

Angola garante uma quota de 23% do total, equivalente a cerca de 200 mil garrafas e um volume de faturação de um milhão de euros este ano, já com o efeito da crise atual, devido à quebra da cotação de petróleo no mercado internacional e às consequências no envio de divisas para o exterior.

"Em Angola, as dificuldades não têm sido tanto nas vendas e sim na conversão da moeda local em divisas. Aliás, surpreendentemente o mercado ainda compra mais do que o que a gente quer vender, as vendas até têm subido", reconheceu Casimiro Gomes, assumindo que a crise cambial veio "arrefecer" o negócio angolano e levou, já em março, a uma "diversificação" dos mercados de exportação da Lusovini.

"Temos o mercado dos Estados Unidos que entretanto cresceu imenso e já em janeiro vamos anunciar um novo mercado de internacionalização dos nossos vinhos", garantiu.

Ainda assim, cerca de 41% do negócio da empresa é assegurado pelas compras do Brasil, Moçambique e Angola. Precisamente estes três países são o alvo principal da aplicação para telemóvel desenvolvida pela Lusovini e que apresenta cerca de 200 dicas que prometem melhorar a experiência do consumo.

Brasil Moçambique Angola Luanda Casimiro Gomes Estados Unidos bens de consumo vinho vinhos exportações
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)