Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

APOIOS A VINHAS NACIONAIS

A Comissão Europeia vai disponibilizar 44,5 milhões de euros para a reconversão e reestruturação da vinha em Portugal em 2004 e 2005, o que representa um acréscimo de 49 por cento das verbas em relação à campanha anterior.
18 de Setembro de 2004 às 00:00
Entre os 14 Estados-membros que usufruem desta ajuda financeira, proveniente do programa VITIS para a reconversão e reestruturação da vinha, Portugal é o quarto país que mais ajuda financeira recebe, a seguir à Espanha (145 milhões de euros), França (107 milhões) e Itália (103 milhões).
A verba comunitária irá abranger 6987 hectares de vinha portuguesa, segundo os dados a que a Lusa teve acesso.
Entretanto, a produtividade do tomate para indústria e da uva para vinho deverá aumentar na actual campanha, um comportamento positivo igualmente esperado para os cereais, anunciou ontem o INE.
As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE) em 31 de Agosto mantêm a perspectiva de subida de dez por cento na produtividade do tomate.
Acerca da vinha, a informação refere que a instabilidade climatérica de Agosto não afectou a produção, acabando mesmo por ter efeitos benéficos na qualidade das uvas ao prolongar o seu tempo de maturação.
A colheita de cereais de Outono/Inverno está terminada e resultou em aumentos acentuados na produção face ao ano anterior, mas em decréscimos face à média do quinquénio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)