Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Aprovada venda da PT à Altice

Conselho de administração aprova por unanimidade.
5 de Dezembro de 2014 às 08:24
Acordo surge depois da francesa ter aumentado o valor da proposta de compra.
Acordo surge depois da francesa ter aumentado o valor da proposta de compra. FOTO: Direitos Reservados

A Oi deverá anunciar esta sexta-feira a venda da PT Portugal por 7,4 mil milhões de euros à Altice, afirmou uma fonte ligada ao processo, citada pela Bloomberg.

A decisão de vender a participação que detém na PT Portugal à Altice terá sido tomada pela administração da Oi na noite de quinta-feira, segundo a mesma fonte ligada ao processo citada pela Bloomberg que pediu para não ser identificada.

A Oi, segunda maior companhia de telecomunicações brasileira, e a Altice, francesa, estavam a negociar a venda da participação da brasileira na PT Portugal desde 1 de dezembro e o acordo surge depois da francesa ter aumentado o valor da proposta de compra.

Para Patrick Drahi, o bilionário franco-israelita que controla a empresa francesa Altice, a compra da PT Portugal seria um segundo negócio importante este ano numa altura em que a indústria das telecomunicações se consolida na Europa para reduzir custos e aumentar ganhos.

A empresa escolhida foi a Altice, cujo contrato de exclusividade tem duração de 90 dias para permitir ao grupo francês e à Oi "negociarem e acordarem os termos finais da alienação da PT Portugal" e à operadora brasileira "obter as autorizações societárias necessárias para realizar a alienação" da empresa.

A proposta do grupo francês, que estabeleceu uma parceria comercial com os CTT, avalia a PT Portugal em 7.400 milhões de euros, excluindo caixa e dívida, e um pagamento diferido de 500 milhões de euros relativos à geração futura de receitas da empresa.

A operação exclui os investimentos da PT Portugal em África, o endividamento e os investimentos na Rioforte.

A PT SGPS detém cerca de 25% da Oi.

No âmbito do processo de combinação de negócios entre as duas operadoras, a PT Portugal passou para a alçada da Oi em maio passado.

PT Portugal Altice venda Oi
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)