Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Assis condena proposta sobre soberania orçamental da Grécia

O ex-líder parlamentar socialista Francisco Assis condenou nesta segunda-feira a proposta alemã de colocar a Grécia sob uma vigilância orçamental comunitária, considerando que prejudica o esforço que está a ser feito e contraria o espírito europeu.
30 de Janeiro de 2012 às 20:32
Insistindo que a proposta alemã merece "uma viva condenação", Francisco Assis notou que parte do pressuposto errado de que a crise atinge individualmente alguns países
Insistindo que a proposta alemã merece 'uma viva condenação', Francisco Assis notou que parte do pressuposto errado de que a crise atinge individualmente alguns países FOTO: Lusa

"Essa declaração contraria o espírito europeu, portanto são declarações absolutamente inaceitáveis e prejudicam o esforço que está a ser feito em vários países europeus para superarmos conjuntamente a gravíssima crise com que estamos confrontados", afirmou Francisco Assis, em declarações aos jornalistas à entrada de uma conferência sobre a Europa, que decorreu no ISCTE, em Lisboa.

Insistindo que a proposta alemã merece "uma viva condenação", Francisco Assis notou que parte do pressuposto errado de que a crise atinge individualmente alguns países.

Pelo contrário, frisou, esta "é uma crise que atinge toda a União Europeia e que põe em causa na sua essência o próprio projecto europeu" e "a única resposta possível é uma resposta solidária".

"Estamos perante uma crise sistémica do Euro, hoje isso é mais ou menos evidente, e só é possível responder a uma crise sistémica com uma resposta conjunta e coordenada dos diferentes Estados europeus", sublinhou.

O jornal ‘Financial Times’ noticiou no sábado que a Alemanha propôs que Atenas permita a uma autoridade orçamental vigiar o orçamento, incluindo as decisões sobre impostos e despesa pública.

O governo alemão confirmou a existência de propostas para nomear um comissário europeu que controle o orçamento da Grécia, sublinhando que os respectivos debates "estão ainda a um nível de trabalho abstracto", no âmbito do Eurogrupo.

As notícias sobre a eventual nomeação de um comissário europeu para fiscalizar as contas gregas provocou duras reacções de protesto do governo de Atenas.

francisco assis alemanha grécia ue dívida zona euro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)