Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Auditoria forense ao Banif apontou irregularidades

PSD e PS querem documento.
Diana Ramos 29 de Março de 2016 às 13:31
A deputada do PSD Margarida Mano apresentou um requerimento à comissão parlamentar de inquérito pedindo a entrega de uma cópia da auditoria
A deputada do PSD Margarida Mano apresentou um requerimento à comissão parlamentar de inquérito pedindo a entrega de uma cópia da auditoria FOTO: Rafael Marchante/Reuters
O Banif foi alvo de uma auditoria forense promovida pelo Banco de Portugal e realizada pela Deloitte relativa ao período de gestão de 2007 a 2012. As conclusões chegaram am abril de 2014 e apontavam irregularidades no banco e na Rentipar – sociedade que controlava a instituição financeira.

A deputada do PSD Margarida Mano apresentou um requerimento à comissão parlamentar de inquérito pedindo a entrega de uma cópia da auditoria. Os deputados só tiveram conhecimento da existência do documento após a análise de parte da correspondência trocada entre o Banco de Portugal e a administração do banco, bem como de atas do regulador.

O PS, pela voz do deputado Eurico Brilhante Dias, também manifestou interesse em solicitar formalmente o documento ao supervisor financeiro.

Segundo uma ata citada pela deputada Margarida Mano, a auditoria forense detetou irregularidades na concessão de crédito, nas operações realizadas entre partes relacionadas (empresas do mesmo grupo ou com ligações aos acionistas) e na atividade das filiais no estrangeiro. Brasil e Cayman são duas unidades que levantam dúvidas.

Durante a audição do ex-presidente do Banif Joaquim Marques dos Santos, cujo período de gestão no banco foi visado na auditoria, o ex-banqueiro disse desconhecer as conclusões do documento e garantiu nunca ter sido chamado a depor sobre tal matéria junto do regulador.

Eurico Brilhante Dias, do PS, explicou aos jornalistas que o partido teve conhecimento da existência da auditoria forense através de uma troca de correspondência em que o Banco de Portugal comunicava a Luís Amado, então presidente do Banif, que tal trabalho. O período de análise está compreendido entre 2007 e 2012.
Banif Banco de Portugal Deloitte Rentipar PSD PS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)