Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

AUMENTO DA BSE EM 2003

O ministro da Agricultura prepara-se para pedir à Comissão Europeia o desembargo total às exportações de carne de vaca portuguesa. Em Maio passado, o número de casos de Encefalopia Espongiforme Bovina (BSE) era de 124,1 animais por milhão de bovinos com mais de 24 meses, um resultado acima dos 107,8 casos registados em Dezembro de 2002.
8 de Julho de 2003 às 00:00
Portugal poderá ter um risco mínimo na BSE no final do ano
Portugal poderá ter um risco mínimo na BSE no final do ano FOTO: Lusa
Mesmo com esta subida da taxa de incidência da BSE no efectivo bovino nacional, Sevinate Pinto, convicto de que o número de casos será inferior a 100 por milhão de habitantes no final de 2003, vai aproveitar a deslocação dos veterinários comunitários a Portugal, no próximo mês de Setembro, para “apostar no desembargo total das exportações da carne de bovino”, disse ontem ao Correio da Manhã.
Francisco Carolino, presidente da Federação Portuguesa das Associações de Bovinicultores (Fepabo) e membro do grupo de acompanhamento da BSE, explica o pedido do ministro da Agricultura com base na constatação de que “o efectivo bovino com mais de 30 meses está praticamente abatido e, por isso, o número de casos suspeitos vai diminuindo no segundo semestre do ano”.
Sendo o período entre o final do Inverno e a Primavera o momento em que se concentram os abates de bovinos suspeitos, o presidente da Fepabo frisa que a projecção estatística permite prever que “no final de 2003, existam menos de 100 casos de animais com BSE por milhão de bovinos”. A concretizar-se esta previsão, Portugal passará a integrar o grupo de Estados-membros onde o risco da BSE é mínimo. Confiante nesta previsão, o Sevinate Pinto tenciona pressionar a Comissão Europeia para levantar o embargo total à exportação de carne, animais vivos e carcaças de bovinos. Até meados de Maio deste ano, quando o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias anulou o levantamento do embargo às exportações nacionais, Portugal só podia exportar carne de bovinos nascidos após um de Julho de 1999.
CASOS DE BSE CAEM EM MAIO
A Direcção Geral de Veterinária detectou em Maio onze animais contaminados com BSE, um número que representa uma quebra apreciável em relação 17 casos identificados no mês anterior. Desses onze animais positivos, seis eram considerados de risco com mais de 24 meses e cinco de animais com mais de 30 meses. De realçar que, das 7445 análises efectuadas aos animais abatidos, com mais de 30 meses, para consumo, resultaram apenas cinco positivos. Em 2003 já foram identificados 53 casos de animais infectados com a chamada doença das “vacas loucas”, mais de metade dos 86 casos positivos registados em 2002. Num total de 779 bovinos contaminados com a BSE registados em Portugal entre 1990 e Maio de 2003, 478 foram detectados em explorações na região do Entre Douro e Minho, principal centro produtor de bovinos do País.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)