Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Autocarros da Carris param a 2 de Fevereiro

Os sindicatos das empresas de transportes já começaram a definir os moldes das greves de 2 de Fevereiro, sendo que na Carris a paralisação será de 24 horas e na Soflusa de três horas por turno.
5 de Janeiro de 2012 às 17:43
Autocarros da Carris vão parar durante todo o dia 2 de Fevereiro
Autocarros da Carris vão parar durante todo o dia 2 de Fevereiro FOTO: João Cortesão

Na quarta-feira, vários sindicatos que representam os trabalhadores das empresas de transportes do Sector Empresarial do Estado (SEE) agendaram para 2 de Fevereiro um dia de luta com greves. A duração destas greves será definida pelas estruturas sindicais de cada empresa.  

O coordenador da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), José Manuel Oliveira, avançou hoje à Lusa que na Soflusa os trabalhadores vão paralisar três horas por turno no dia 2 de Fevereiro. Antes, a 30 de Janeiro, os trabalhadores da empresa que assegura o transporte fluvial no rio Tejo também vão parar três horas por turno. Na Carris, transportadora rodoviária de Lisboa, a greve de 2 de Fevereiro terá a duração de 24 horas, adiantou o coordenador da FECTRANS.  

Nas restantes empresas de transportes do SEE, ainda não estão definidos os períodos para a greve. Na Transtejo, está hoje a decorrer um plenário de trabalhadores para tomar uma decisão sobre este tema.  

Já a decisão sobre os moldes da greve nas empresas ferroviárias, entre as quais a CP e o Metropolitano de Lisboa, deverá ser conhecida no final da próxima semana, de acordo com José Manuel Oliveira.  

Os sindicatos decidiram avançar para a greve para contestar o conjunto de medidas anunciadas pelo Governo que consideram que vão "agravar os custos para os utentes e reduzir os salários dos trabalhadores"  

As estruturas sindicais salientam que o Plano Estratégico de Transportes (PET), elaborado pelo Governo, prevê "o fim dos atuais Acordos de Empresas, a redução dos salários e dos postos de trabalho, assim como a redução dos serviços públicos prestados às populações".

greve transportes carris soflusa metro transtejo cp sindicatos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)