Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Autoeuropa produz mais

A Autoeuropa tinha produzido até Outubro 83 437 carros – mais cerca de 11 mil do que em igual período do ano passado –, o que está a fazer de 2010 um dos "melhores dos últimos anos", revelou ontem o director-geral, que prevê atingir os 100 mil até Dezembro.
18 de Novembro de 2010 às 00:30
António Melo Pires quer aumentar incorporação nacional
António Melo Pires quer aumentar incorporação nacional FOTO: A-Gosto.com

António Melo Pires antecipa a continuação destes bons resultados para os próximos anos, mas confessou que um dos objectivos continua a ser a fabricação de um quarto modelo, o que permitiria a constituição de um terceiro turno de trabalho.

Além de um aumento de produção do Eos, Sharan e Alhambra, a direcção da fábrica da Volkswagen em Palmela aposta no aumento da incorporação nacional e na redução dos custos de transporte.

António Pires anunciou mesmo que um dos objectivos, para o qual estão em conversações com o Governo, é passar a usar mais o transporte ferroviário, embora se trate de uma matéria que envolve Portugal e Espanha. É que ambos os países têm uma bitola de carril diferente, o que obriga ao transbordo da carga na fronteira franco-espanhola, com perda de tempo, sublinhou, demostrando os inconvenientes actuais do transporte ferroviário. No entanto, usar o comboio no transporte das peças a partir da Alemanha representaria uma redução de 25% no custo de logística por carro produzido, ou seja, menos 400 €/veículo.

AUTOEUROPA CARROS PALMELA António Melo Pires
Ver comentários