Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Autoridade quer passe único

Título Viva Viagem/Sete Colinas poderá ser usado em todos os transportes
11 de Agosto de 2013 às 01:00
Espera-se conseguir um entendimento entre as diferentes operadoras até ao final de 2013
Espera-se conseguir um entendimento entre as diferentes operadoras até ao final de 2013 FOTO: João Cortesão

O presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL), Germano Martins, disse ontem esperar que, até final de 2013, os operadores de transportes cheguem a um acordo que permita ao utente usar o mesmo cartão (o passe) Viva Viagem/Sete Colinas nos diferentes transportes.

No sistema em vigor, se o cliente não adquirir um título ocasional multimodal que cubra todos os operadores no percurso escolhido terá de comprar um novo cartão, mesmo que em causa estejam apenas "um saldo de alguns cêntimos", disse Germano Martins. O objetivo passa por ter"um único cartão" que permita aos utentes usar todos os transportes sem constrangimentos.

A proposta da AMTL foi bem recebida por alguns operadores – nomeadamente a Transportes do Sul do Tejo e a Fertagus – , mas não por todos. Alguns, como a Vimeca e a Metro Transportes do Sul – fizeram saber que não têm intenções de integrar o novo sistema.

Germano Martins aponta o sistema de "autorregulação" vigente e os interesses comerciais dos operadores com impedimentos para implementação do sistema.

passe transportes amtl utente
Ver comentários