Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Avança programa de eficiência energética na administração pública

O Governo vai avançar com um programa de eficiência energética na administração pública em 300 edifícios até 2015, anunciou esta terça-feira Henrique Gomes, secretário de Estado da Energia.
24 de Janeiro de 2012 às 12:30
Henrique Gomes, secretário de Estado da Energia
Henrique Gomes, secretário de Estado da Energia FOTO: Vasco Neves

Henrique Gomes, que falava na abertura de uma sessão sobre o programa de eficiência energética ECO.AP em Lisboa, disse que o objectivo desta iniciativa é abranger cerca de 300 edifícios do Estado, correspondente a um consumo de 75 milhões de euros ou 750 'gigawatts'/hora de electricidade. 

"Queremos trabalhar em medidas que possam trazer mais-valias imediatas", afirmou o secretário de Estado, referindo-se a este programa, acrescentando que, ainda este ano, será lançado o concurso para os primeiros 30 edifícios ou equipamentos do Estado, encontrando-se o Governo e a ADENE – Agência Para a Energia e outras entidades, "a trabalhar já na montagem de diferentes instrumentos que apoiem a dinamização do programa ECO.AP".  

O programa visa promover a eficiência energética na administração pública e tem como objectivo permitir ao Estado uma redução da factura energética em 30 por cento até 2020, "nos respectivos serviços e organismos públicos, com a consequente redução de emissões de CO2".  

O programa ECO.AP, segundo o Governo, "tem a ambição de promover a eficiência energética na administração pública, nomeadamente através da criação de um Barómetro de Eficiência Energética para os edifícios do Estado e da contratação de empresas de serviços energéticos".  

A sessão, que teve lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), lançou o projecto piloto do barómetro, que permitirá saber "quanto e como se gasta, por forma a actuar de um modo mais enfocado em cada área", concluiu Henrique Gomes.  

Energia Economia Governo Eficiência Henrique Gomes Electricidade Estado Administração Pública
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)