Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Banca: Salários caem mas bónus aumentam

36% dos bancários portugueses esperam conseguir aumentos nos salários em 2014
23 de Setembro de 2013 às 01:00
50% dos profissionais da Banca queixam-se de terem tido os salários estagnados entre 2011 e 2012
50% dos profissionais da Banca queixam-se de terem tido os salários estagnados entre 2011 e 2012 FOTO: Diogo Pinto

Um relatório da Michael Page revelou que 70% dos profissionais da Banca portuguesa viram os seus bónus salariais serem aumentados em 2012, e 36% espera ainda conseguir aumentos na remuneração (incluindo salário e bónus) já no próximo ano. Em contraste, 30% espera sofrer cortes.

Contudo, os bancários portugueses também tem razões de queixa, já que 50% dos inquiridos pela Michael Page revelam ter tido os salários estagnados entre 2011 e 2012, sendo que 25% viu mesmo a sua remuneração cair. Os portugueses são também os europeus que mais se queixam da falta de oportunidades no setor. Oitenta e cinco por cento dos inquiridos considera "a emigração como uma alternativa e uma oportunidade viável de progressão na carreira. Os destinos preferidos são a Europa (35%), seguida de África (22%) e da América Latina (17%).

Internacionalmente, a Europa apresenta o panorama mais desencorajador. "A Europa é a região com expectativas menos positivas face à evolução salarial no setor da Banca, com apenas 36% a acreditar que verão o seu pacote salarial aumentado. Um número que contrasta significativamente com os 74% registados na América Latina", revela Lourenço Cumbre, responsável da Michael Page Banking & Financial Services.

Note-se que, em Portugal, grande parte da Banca está em processo de reestruturação, dada as ajudas que teve por parte da troika.

salário bónus bancários portugueses
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)