Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Banco alemão tem resgate preparado

Berlim nega plano para salvar Deutsche Bank.
Bruno de Castro Ferreira 29 de Setembro de 2016 às 10:25
Deutsche Bank
Deutsche Bank FOTO: Wolfgang Rattay / Reuters
O Governo e o Deutsche Bank rejeitam falar sobre o assunto mas a imprensa alemã não tem dúvidas: está a ser ultimado um plano de resgate ao gigante bancário alemão.

O executivo de Angela Merkel desmentiu esta quarta-feira a notícia, que considerou ser uma "especulação sem fundamento". Mas o jornal Die Zeit assegura que recolheu informações junto de funcionários em Berlim, Bruxelas e Frankfurt.

De acordo com a imprensa alemã, num cenário extremo Berlim pode fazer uma injeção de 3800 milhões de euros no banco e assim ficar com uma participação direta de 25% do capital da instituição.

Ontem, as ações do banco saíram do vermelho e ganharam 2,04%. O banco perdeu 60% do valor em bolsa num ano. Mas o presidente, John Cryan, desdramatiza. "A situação é melhor do que a que quem está de fora vê."

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, rejeita responsabilidades nos problemas do Deutsche Bank. "Se um banco representa um risco sistémico para a zona euro, isso não pode ser devido às baixas taxas de juro. Deve ter outras razões", assegurou.
Governo Deutsche Bank Angela Merkel Die Zeit Berlim Bruxelas economia bancos Alemanha resgate
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)