Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Banco de Portugal já entregou lista dos grandes devedores ao Parlamento

Será o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, a decidir quem é que vai ter acesso a este documento.
23 de Maio de 2019 às 20:34
Banco de Portugal
Banco de Portugal
Banco de Portugal
Banco de Portugal
Banco de Portugal
Banco de Portugal
Banco de Portugal
Banco de Portugal
Banco de Portugal
O Banco de Portugal (BdP) já enviou ao Parlamento o relatório extraordinário sobre os grandes devedores dos bancos que beneficiaram de ajudas públicas. Segundo o Jornal de Negócios, cabe agora ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, decidir quem vai ter acesso à informação e de que forma esta será divulgada. 

"A Assembleia da República acaba de receber do Banco de Portugal, em cumprimento do artigo 6.º da Lei n.º 15/2019, de 12 de fevereiro (sobre transparência da informação relativa à concessão de créditos de valor elevado e reforço do controlo parlamentar no acesso a informação bancária e de supervisão)", anunciou o Parlamento em comunicado.

Em causa estão os grandes devedores dos bancos Caixa Geral de Depósitos, BES/Novo Banco, Banif, BPN, BCP e BPI. O BdP fez várias perguntas aos bancos para fazer o relatório, porque há muita informação que não tinha, por exemplo, sobre o BPN.

A lei foi votada em janeiro e fez-se por partes, mas genericamente o PS absteve-se, enquanto PSD, PCP, BE e CDS votaram a favor. Aliás, esta legislação resultou de um texto de consenso entre PSD, PCP, Bloco de Esquerda (BE) e CDS-PP, proposto por iniciativa dos sociais-democratas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)