Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Bancos admitem recorrer a fundo estatal

Os bancos BPI, BES, BCP, Santander Totta e a CGD admitiram, esta sexta-feira, recorrer à garantia de 20 mil milhões de euros criada pelo Governo para apoiar o sistema financeiro.
28 de Outubro de 2008 às 19:53
Bancos admitem recorrer a fundo estatal
Bancos admitem recorrer a fundo estatal FOTO: d.r.

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) recebeu da parte destas instituições bancárias vários comunicados onde é afirmada a possibilidade de virem a recorrer à garantia de 20 mil milhões de euros que o Governo criou para a ajudar à estabilização do sistema financeiro.   
  
O Grupo Banco Espírito Santo 'considera solicitar a utilização do sistema de garantias nas condições previstas na referida Portaria no âmbito do seu plano financeiro para 2008/2009'. No documento remetido pelo BCP lê-se que a isntituição 'prevê proceder à emissão de dívida relativamente à qual será considerada a solicitação de garantia pelo Estado ao abrigo da Lei n.º 60-A/2008, de 20 de Outubro, e da Portaria n.º 1219-A/2008, de 23 de Outubro'.
  
Na sexta-feira, o BPI já tinha amditido a possibilidade de vir a recorrer ao pacote de garantias do Estado.

Também o Santander Totta admitiu poder vir a recorrer à garantia estatal, adiantando, em comunicado, que a decisão 'depende da análise circunstancial do mercado e opções disponíveis'.

A mesma posição foi assumida pela CGD, referindo o banco estatal que 'poderá vir a equacionar, se as respectivas condições lhe forem favoráveis, realizar uma emissão obrigacionista garantida, contribuindo, desta forma, para a redinamização dos mercados'.

Ver comentários