Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Bancos baixam valor da avaliação das habitações

O valor da avaliação bancária de apartamentos e moradias desceu em Outubro 1,3 por cento face ao período homólogo do ano anterior, fixando-se em 1.133 euros por metro quadrado. Comparativamente com o mês de Setembro, a descida foi de 0,6 por cento, segundo um inquérito do INE.
26 de Novembro de 2010 às 11:54
Segundo o INE, os banco avaliam as habitações em 1.133 euros por metro quadrado
Segundo o INE, os banco avaliam as habitações em 1.133 euros por metro quadrado FOTO: Jorge Paula

Em Outubro, as avaliações nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto baixaram 0,4 por cento face a Setembro e 0,1 por cento quando comparadas com as realizadas no mesmo mês em 2009, revela ainda o Inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a avaliação bancária na habitação, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação.

  

Para o total do País, onde a avaliação de Outubro se fixou em 1133 euros  por metro quadrado, a diminuição é de cerca de sete euros (ou menos 0,6 por cento) quando comparada com a avaliação bancária do mês anterior. Ainda assim, a redução foi menos intensa do que a verificada em Setembro, quando baixou 11 euros (menos 1,0 por cento.  

 

Apenas a região do Algarve e a Região Autónoma da Madeira registaram variações em cadeia positivas, de 0,8 por cento e de 0,4 por cento, respectivamente.   

 

No que se refere aos apartamentos, o INE refere que o valor médio de avaliação bancária se fixou em 1.202 euros por metro quadrado, um decréscimo de 0,7 por cento face a setembro, destacando-se reduções mais intensas no Alentejo (menos 1,7 por cento) e no Centro (menos 1,6 por cento), enquanto o Algarve registou a única variação positiva, de 0,7 por cento. Nas moradias, o valor médio de avaliação bancária para o total do País foi de 1026 euros por metro quadrado, resultando num decréscimo de 0,1 por cento face a Setembro.

Habitação avaliações bancos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)