Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Bancos confirmam aumento das restrições no crédito

A concessão de crédito às empresas fora do sector financeiro tornou-se mais restritivo no terceiro trimestre, segundo as informações dadas pelos cinco maiores bancos ao Banco de Portugal, que esta sexta-feira divulgou um inquérito sobre o Mercado de Crédito.
7 de Outubro de 2011 às 13:10
Aumento da exigência dos critérios de concessão de empréstimos ter-se-á traduzido num aumento dos spreads aplicados
Aumento da exigência dos critérios de concessão de empréstimos ter-se-á traduzido num aumento dos spreads aplicados FOTO: d.r.

"De acordo com os resultados do inquérito realizado aos cinco grupos bancários portugueses incluídos na amostra, os critérios de concessão de empréstimos ao setor privado não financeiro tornaram-se mais restritivos no decurso do terceiro trimestre de 2011", afirma o Banco de Portugal no relatório.  

De acordo com o documento, "os principais factores apontados pelas instituições inquiridas como determinantes desta evolução foram o aumento do respectivo custo de capital e restrições de balanço, bem como uma percepção menos favorável dos riscos.

O aumento da exigência dos critérios de concessão de empréstimos ter-se-á traduzido num aumento dos spreads aplicados e, embora em menor grau, na aplicação de outras condições contratuais mais restritivas", conclui  a entidade liderada por Carlos Costa.  

bdp créditos bancos banca carlos costa banco de portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)