Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Bancos mundiais anunciam nova injecção de capital

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta quinta-feira o avanço de uma operação conjunta entre os principais bancos centrais mundiais para avançarem com a injecção de mais liquidez nos mercados financeiros, que rondará os 180 mil milhões de dólares.
18 de Setembro de 2008 às 09:48
Bancos mundiais anunciam nova injecção de capital
Bancos mundiais anunciam nova injecção de capital FOTO: d.r.

O Banco Central Europeu (BCE), Banco de Inglaterra (BoE), Banco do Japão (BoJ) e os bancos centrais da Suíça e do Canadá coordenaram com o Federal Reserve Bank (EUA) esta medida de cedência de liquidez com o objectivo de aliviar as tensões no sistema bancário mundial. A acção coordenada passa pela extensão, autorizada pela FED (EUA), dos anteriores acordos de swap de divisas (linha de trocas de fundos de divisas).

No caso do BCE, o acordo de aumenta em 40 mil milhões de dólares, o mesmo montante autorizado ao BoE, enquanto o BoJ poderá ir até 60 mil milhões de dólares.

A iniciativa pretende fazer face a 'continuadas pressões elevadas' e garantir a liquidez nos mercados financeiros, refere o BCE em comunicado, na sequência da falência ou pré-falência de grandes grupos financeiros norte-americanos e europeus, entre eles o Lehman Brothers, a Merrill Lynch, a Fannie Mae, a Freddie Mac, o American Internacional Group e o britânico HBOS.

Entranto, na quarta-feira à noite, o britânico Lloyds TSB anunciou que tinha comprado o HBOS por 12 mil milhões de libras.

Ver comentários