Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Bancos tiram funções executivas a Bento

Regresso do ex-presidente do Novo Banco faz-se para o lugar de ‘chairman’ na SIBS.
Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 9 de Janeiro de 2015 às 15:54
Depois de colocarem reservas ao nome de Vítor Bento, os bancos recuaram e aceitaram
Depois de colocarem reservas ao nome de Vítor Bento, os bancos recuaram e aceitaram FOTO: D.R.

O ex-presidente do Novo Banco, Vítor Bento, vai regressar à Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), empresa que gere o sistema multibanco, mas sem funções executivas. Fica assim, aparentemente, resolvido o diferendo que opunha alguns bancos, que são acionistas da SIBS, à nomeação de Bento para aquela sociedade, e que o CM deu conta em novembro (ver foto).

Com efeito, pelo menos três bancos chegaram a "vetar" o nome de Vítor Bento, por considerarem que a sua atuação à frente do Novo Banco e o facto de ter sido, durante 14 anos, presidente da SIBS aconselhavam "uma renovação do conselho de administração".

Esta posição sofreu alterações nos últimos dois meses, chegando-se a um consenso: Vítor Bento regressa à SIBS, mas para o lugar de ‘chairman’, sem funções executivas e com um salário inferior ao que ganhava até julho de 2014, altura em que trocou a SIBS pelo Novo Banco (mais de 15 mil euros por mês).

Depois de se ter demitido do Novo Banco, por discordâncias com as orientações do Governo que apontavam para uma venda da instituição o mais rapidamente possível, Vítor Bento regressou ao Banco de Portugal (é quadro superior), onde era consultor juntoda administração. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)