Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Bandeira nacional é a nona melhor

O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) está classificado como o nono melhor registo de navios a nível mundial, tendo subido 11 posições na denominada Lista Branca, que integra os melhores registos do Mundo.
13 de Agosto de 2006 às 00:00
Existem actualmente 150 navios a circular com bandeira portuguesa
Existem actualmente 150 navios a circular com bandeira portuguesa FOTO: d.r.
Rui Raposo, do MAR, refere que são os portugueses, espanhóis, italianos, alemães e noruegueses os que preferem este registo internacional.
Segundo aquele responsável, a preferência passa, também, pela oferta “de uma bandeira comunitária de qualidade e um regime fiscal preferencial, o que é uma vantagem competitiva importante em relação aos chamados registos convencionais, que não podem oferecer tais regimes fiscais”.
Nesta lista de divulgação mundial, que inclui o ‘ranking’ dos registos dos navios, “a seriação das diferentes bandeiras é feita de acordo com o melhor desempenho dos seus navios, em resultado das inspecções feitas aos mesmos, por inspectores de países estrangeiros”, ou seja, de outro país que não o da bandeira do navio, acrescenta o responsável.
Para que um navio se possa registar deve cumprir determinadas normas, acrescenta Raposo: “cumprir as convenções internacionais e as directivas da União Europeia, designadamente, no que respeita à construção, manutenção, conservação, segurança da navegação, poluição do meio marinho, competência da tripulação. É feita uma inspecção prévia à decisão de registar um navio, para verificar da sua conformidade”.
Este reconhecimento internacional tem, por isso, um significado especial para o MAR, pois “foi conseguido através da utilização de procedimentos rigorosos, especialmente na admissão ao registo”, conclui o responsável.
Ver comentários