Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Barroso: "Confiança é o capital que precisamos mais na Europa"

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou esta segunda-feira que se há um tópico sobre o qual há consenso entre os parceiros sociais europeus é a necessidade de a Zona Euro recuperar a confiança, o capital de que neste momento mais precisa.
17 de Outubro de 2011 às 13:47
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia
Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia FOTO: Reuters

Durão Barroso, que falava na conferência de imprensa no final de uma cimeira social tripartida, disse que a Comissão, Conselho, patronato e sindicatos discutiram esta segunda-feira algumas das reformas que estão ou devem ser levadas a cabo, e embora não tenha havido "consenso sobre todos os tópicos, houve pelo menos um em torno do qual houve um acordo muito, muito amplo", a necessidade de reconquistar a confiança.

O presidente do executivo comunitário disse que recebeu, tanto do patronato como dos sindicatos, a mensagem no sentido de se fazer "tudo o que for preciso para proteger a estabilidade financeira da Zona Euro e restaurar a confiança na Zona Euro e na União Europeia".

"Confiança é provavelmente o capital de que precisamos mais na Europa. E só resolvendo a crise da dívida soberana podemos restaurar as condições para a confiança; só a confiança pode criar o contexto para o crescimento e emprego", sustentou.

Durão Barroso acrescentou ainda que "as reformas eficazes não são fáceis e exigem muita coragem", razão pela qual é necessário "mais do que nunca este diálogo social", pois algumas das mudanças que se pedem "exigem consenso não só entre os governos nacionais e as instituições europeias, mas também na sociedade".

"Espero que todos os Estados-membros mantenham o seu respeito pelo diálogo social", concluiu.

A cimeira social tripartida para o crescimento e emprego realiza-se desde 2003, pelo menos uma vez por ano, juntando à mesa a Comissão Europeia, o Conselho e os parceiros sociais, representados ao mais alto nível por duas delegações, cada uma com 10 representantes dos trabalhadores e outros tantos do patronato.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)