Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Barroso não acredita numa Europa a duas velocidades

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse esta sexta-feira não acreditar numa Europa a duas velocidades e rejeitou qualquer eventual proposta nesse sentido.
11 de Novembro de 2011 às 13:26
Durão Barroso diz que previsões de Outono mostram que "período difícil é inevitável"
Durão Barroso diz que previsões de Outono mostram que 'período difícil é inevitável' FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

O antigo primeiro-ministro falava à margem de uma conferência em Lisboa, na semana em que a imprensa internacional avançou com a notícia sobre encontros entre altos funcionários alemães e franceses sobre a criação de um "núcleo duro" dentro da União Europeia, uma ideia que já foi classificada pelo presidente do eurogrupo como "uma estupidez".  

O presidente da Comissão Europeia, disse ainda que "até meados do ano que vem a situação [da economia portuguesa] será negativa", acrescentando que as previsões de Outono mostram que esse "período difícil é inevitável".  

As previsões de outono, lançadas na quinta-feira pela Comissão Europeia e que antecipam uma recessão de 3 por cento em Portugal e um aumento do desemprego para os 13,6 por cento em 2012, mostram que "é inevitável um período difícil e a nossa previsão é que pode-se, já em 2013, ter um valor de crescimento positivo", afirmou o antigo primeiro-ministro, confirmando que "até meados do ano que vem a situação será negativa".  

durão barroso comissão europeia ce europa desemprego crise
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)