Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Barroso nomeado presidente da Goldman Sachs

Ex-ministro já tinha dito que se ia retirar da política.
8 de Julho de 2016 às 13:21
Durão Barroso
Durão Barroso FOTO: EPA
O ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português, Durão Barroso, vai ser presidente do Conselho de Administração do Goldman Sachs.

A partir já deste mês, Barroso torna-se presidente não-executivo e também consultor de um dos maiores bancos de investimento do planeta.

O agora 'chairman' Goldman Sachs International, sediada em Londres, já tinha anunciado que se ia retirar da política.

Segundo o semanário Expresso, o nome de Durão Barroso "já foi sujeito a aprovação dos vários reguladores financeiros britânicos, tendo nomeadamente sido sujeito a inquirições no Banco de Inglaterra".


Durão Barroso foi presidente da Comissão Europeia de 2004 a 2014 e primeiro-ministro de Portugal de 2002 a 2004.

Foi eleito pela primeira vez para o parlamento português em 1985, ocupando em sucessivos governos os cargos de secretário de Estado da Administração Interna, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e ministro dos Negócios Estrangeiros.

Em 1999, foi eleito presidente do Partido Social Democrata e tornou-se líder da oposição.

Antes de iniciar a sua vida política, Durão Barroso assumiu várias posições académicas, entre as quais como professor convidado da Georgetown University.

Mais recentemente, sinaliza a nota, foi professor convidado de Política Económica Internacional na Universidade de Princeton.

É atualmente também professor convidado na Universidade Católica, em Lisboa, na Universidade de Genebra, e no Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento na mesma cidade.

José Manuel Durão Barroso foi reconhecido com vários graus honorários e recebeu mais de 60 condecorações, prémios e distinções, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e o Grande Colar da Ordem do Infante Dom Henrique.

ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso Presidente do Conselho de Administração do Goldman Sachs
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)