Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

BCP NA GESTÃO DE BANCO IRAQUIANO

O Banco Comercial Português e o Bank Millenium, banco polaco controlado pelo BCP, integram o consórcio de 13 instituições bancárias que irá gerir o Banco do Comércio do Iraque.
1 de Setembro de 2003 às 16:02
O consórcio será liderado pelo JP Morgan Chase, o segundo maior banco dos Estados Unidos, anunciou Peter McPherson, administrador norte-americano no Iraque para os assuntos económicos. Desde 1950 que não operam bancos internacionais no país.
O BCP, o maior banco privado de Portugal, e o Bank Millenium, controlado pelo banco português, estarão presentes neste consórcio mas com participações distintas. Numa primeira fase do projecto actuará o Bank Millenium e o BCP entrará na segunda fase, ao nível de ‘know how’ bancário em determinados projectos. Esta participação não solicita o envolvimento de capital.
O Banco do Comércio do Iraque terá como objectivo gerir o dinheiro destinado a financiar importações e exportações do país, que detém as segundas maiores reservas de petróleo, e adquirir equipamentos e produtos a empresas estrangeiras.
Fazem parte do consórcio o JP Morgan Chase (EUA), o BCP (Portugal), o Bank Millenium (Polónia), o Banking Group (Austrália e Nova Zelândia), o San Paolo (Itália), o Royal Bank of Canadá, Credit Lyonnais (França), La Caixa (Espanha), Bank Tokio-Mitsubishi (japão), Standard Chartered, National Bank of Kuwait, Standard Bank Group e Akbank TAS.
O BCP participará com um envolvimento idêntico aos bancos Credit Lyonnais, La Caixa e San Paolo, enquanto que o Bank Millenium estará ao nível do Banking Group, do Bank Tokio-Mitsubishi e do National Bank of Kuwait.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)